Eis um grande problema para quem está iniciando no mundo do desenvolvimento PHP, montar seu ambiente de desenvolvimento. É certo que a grande maioria se depara com soluções como Wamp ou Xamp! oque não é de todo desprezivél, haja visto que o principal foco daquele que está iniciando no mundo da programação, deveria ser somente em aprender de fato a Linguagem escolhida, se debruçar sobre o manual da linguagem e torrar muito café ao longo dos estudos durante muitas madrugadas. Mas eis que acabaram os seus problemas, vou lhes apresentar rapidamente o Laragon, uma alternativa super produtiva e elegante para preparar seu ambiente PHP.

Mas, qual vantagem de usar Laragon?

Como tinha dito, o Laragon é a maneira mais rápida de preparar um ambiente completo de desenvolvimento, sua instalação é básica, é dar next, next next. e você pode baixa-lo no seguinte link laragon.org. vou listar abaixo as suas vantagens.

  • Não precisa se preocupar em criar VirtualHost.
  • Posso trabalhar com vários bancos de dados já pré configurados(Mysql, PostgreSql, MongoDB)
  • Com apenas alguns clicks, posso escolher:
    • Qual banco de dados usar: Mysql, PostgreSql, Mongo etc.
    • Qual versão do php quero usar.
    • Se quero usar como servidor o Apache ou Nginx.
    • Mail Catcher e Mail Sender.

E tudo isso já pré configurado!.

VirtualHost automático?

Isso mesmo! ao instalar o laragon, você encontrará dentro do seu diretório, uma pasta chamada “www”, toda pasta que você criar dentro dela, ao iniciar o laragon ele irá interpretar que aquela pasta é um novo projeto, e automaticamente criará um VirtualHost para você com o nome da pasta! Ex: se você criar dentro da pasta “www” uma pasta com o nome “blog”, ele irá criar um virtualhost, ai é só você abrir o seu navegador e digitar blog.test, e você verá no navegador o seu site que está dentro da pasta blog.

VirtualHost

Instalação automática dos principais Frameworks PHP.

Fácilmente você poderá criar projetos com os mais usados frameworks php, como Symfony, Laravel, WordPress, Joomla e muitos outros.

Menu Frameworks

Cather Mail

Ao desenvolver um sistema para web, por vezes precisamos enviar alguns e-mails para fins de teste, para não ter que encher nossa caixa de e-mail, com teste de e-mail, Laragon oferece um recurso de captura de e-mail. Ele armazenará e-mails enviados de seu sistema e os exibirá por 5 segundos por padrão. Dessa maneira, você pode visualizar seus e-mails com facilidade e não precisará pesquisá-los na sua caixa de entrada ou na pasta de spam.

E-mail com remetente

Você também pode enviar email com laragon, usando o Mail Sender. Simplesmente com o endereço e a senha do Gmail você poderá enviar e-mails. OBS: só funciona com o Gmail.

Conclusão.

Enfim, se você está iniciando no mundo da programação, precisa de uma ambiente para desenvolvimento fácil e super produtivo, a melhor opção para você jovem Dev, será o Laragon, depois de aperfeiçoar as suas habilidades com a linguagem, ai sim, seria uma boa pedida aprender um pouco sobre containers com Docker, aqui no PHPBA já existem ótimos posts, criado por Marcio Albuquerque sobre o assunto.

Então Devs, não há mais desculpas para estudar PHP, Espero que tenham gostado e qualquer dúvida, crítica ou sugestão basta colocar nos comentários, responderei o mais rápido possível.

Há só para animar, estou produzindo uma video aula explicando de forma mais ampla o uso do Laragon!