Finalmente SAIU!

No último dia 19/8, foi realizada a terceira edição do PHPeetup na Universidade Salvador (Unifacs), campus Trancredo Neves. Nesta edição, o foco das atividades foi em Arquitetura de Software. Tivemos um ambiente bem descontraído e divertido em cada apresentação, além de novas didáticas de como fazer uma palestra sem que o público não durma, por exemplo, hehe.

George Moura

Logo no início, tivemos a presença de George Moura, CEO da gCodetec, apresentando a definição de arquitetura de software, através de uma introdução para a sequência de palestras sobre o assunto. Foram abordadas as vantagens e desvantagens, como utilizá-la no nosso dia-a-dia e o que devemos pensar quando formos implementar algum tipo de arquitetura.

Link para a palestra dele.

Salvador Torres

O segundo momento do evento foi numa atividade bem diferente: Salvador Torres, da SimplesVet fez uma palestra muda, sem palavras – mas com muito rock! Salvador apresentou esta novidade no formato de apresentação, mas foi bastante “eloquente” ao mostrar fatores essenciais para buscar em uma arquitetura: atender ao negócio, ser mutável, encaixar no seu orçamento, atender a sua escala e entregar o seu resultado. Salvador também apresentou sua experiência de vida utilizando diversas arquiteturas, seus acertos e seus erros.

Link para a palestra completa.

Ediaimo Borges

A terceira palestra do PHPeetup foi realizada por Ediaimo Borges, mais conhecido como Edyonil, da Olaria. Ele nos apresentou formas de fugirmos da arquitetura MVC (Model, View, Controller), utilizando outros padrões de arquitetura. Ele também apresentou a camada de repositório e a camada de negócio que nos auxiliam e removem algumas lógicas de áreas que devem ter uma responsabilidade específica.

Link para a palestra completa.

Hugo Henrique

A quarta e penúltima atividade do evento foi realizada pelo palestrante Hugo Henrique, da Doteri, que apresentou o funcionamento do Command Bus dentro de uma arquitetura hexagonal. Hugo mostrou alguns exemplos de código que retratam alguns erros de implementação para o Command Bus gerando Auto Acoplamento e Baixa Coesão no código. E fazendo com que a utilização do Command e do Handler resolvesse problema de violação de princípios, o de única responsabilidade.

Link para a palestra completa.

Vinicius Cruz

Nosso último talk foi de Vinicius Cruz, conhecido como Vinão, da Olaria, que apresentou como realizar uma implementação de microservices através de suas experiências de trabalho. Vinão realizou a apresentação separando as regras em serviços separados e utilizando um orquestrador para tratar de conduzir as chamadas entre os serviços necessários para a algum chamada realizada pelo cliente.

Link para a palestra completa.

O evento terminou às 18h e resultou em muitas discussões interessantes sobre o tema. Esse foi um dos primeiros meet ups e o retorno foi bastante positivo. Agradecemos a Unifacs pelo espaço disponibilizado e também a Agilize por nos beneficiar com um coffee break.

Foto Final

Aguardamos a presença de todos para a próxima rodada.

Até a próxima, pessoal!