Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer a todos que participaram desse dia especial para comunidade PHPBA. Foi um sábado completamente diferente com palestras, discussões, descontrações e muito mais. Só temos a agradecer a vocês pela confiança depositada no grupo e lhes garantir que mais eventos como esse virão. Estamos nos movimentando muito para ajudar no crescimento da nossa comunidade em nossa região e quem sabe no Brasil.

Um agradecimento especial para a Faculdade Ruy Barbosa que nos cedeu o espaço, assim como também a Casa do Código que através de uma parceria nos forneceu um cupom de desconto de 15%, código do cupom PHPeetupSalvador_16, e dois livros para sortearmos.

E agora, vamos aos melhores momentos.

O evento começou com Jonata Weber apresentando os membros core do grupo PHPBA e explicando um pouco de nossas iniciativas. Ele também reforçou a importância de todos no fortalecimento da comunidade.

Outro ponto importante esclarecido foi sobre o PHPeste, Conferência de PHP do Nordeste, (link) que ano passado ocorreu em João Pessoa e foi um sucesso. Esse ano Salvador foi escolhida para sediar o evento e o grupo PHPBA vai ficar a frente dessa organização.

Iniciando as séries de palestras do dia, começamos com Márcio Albuquerque e a palestra PHP Episódio VII – O Despertar da Força. Usando como referência a Saga Star Wars, Márcio transcorreu sobre a história do PHP desde sua criação, passando pelas novidades do PHP 7 e fechando com o que vem no futuro de nossa amada linguagem. Simplesmente sensacional!

Marcio

Docker foi a segunda palestra do dia com Jonata Weber intitulada Docker for PHP Developers. Através de uma pequena história, onde os coadjuvantes são membros de uma equipe de desenvolvimento e infraestrutura, Jonata mostrou as dificuldades que as empresas podem sofrer quando seus ambientes não são padronizados e como resolver esses problemas utilizando o Docker. Boa parte das discussões e dúvidas ficou por conta dos containers e como isso se integra ao ambiente. No final, Jonata fez questão de demonstrar ao vivo o Docker funcionando.

Jonata weber

Após um pequeno intervalo para pegar um fôlego depois das apresentações impressionantes de Jonata e Marcio, foi a vez de Paulo Almeida com TDD: Todo or not todo.

Explicar TDD(Desenvolvimento Orientado a Testes) nunca foi fácil. Não para Paulo que com domínio impressionante do tema tornou essa tarefa muito simples e entendível. Com códigos usados no seu dia a dia de desenvolvedor ele apresentou cada conceito aplicado no TDD, boas práticas e vantagens em seu uso. Além de apresentar o conceito Red, Green e Refactor ele ainda mostrou como instalar o PHPUnit, a mais famosa ferramenta de testes em PHP, através do Composer.

Paulo

Depois das três palestras iniciais, entramos no momento Lightning Talk do dia e o escolhido para começar foi Vinicius Cruz, mais conhecido como Vinão, ou Mr. Vini. Com a palestra Prazer, banco de grafos Vini deu um rápida explicação sobre a teoria dos grafos e como funciona na prática usando como exemplo os relacionamentos entre amizades e menções no Twitter. Depois ele apresentou o sensacional banco de dados ArangoDB e sua interface gráfica de gerenciamento.

Vinicius Cruz

Escalar aplicações foi o penúltimo assunto do dia com Hugo Henrique e o tema Background Jobs: Ao Infinito e Além. Através de um e-commerce, Hugo apresentou um cenário onde a loja precisava receber mais requisições para o Black Friday e a mesma não podia mais investir em recursos computacionais. Eis que surge o Beanstalkd para sanar o problema e transformar cada processo de compra em Jobs separados e independentes rodando em segunda plano.

Hugo

E último assunto do dia, fechando com chave de ouro, o famoso PHPinga. Nem precisa explicar o que rolou né?. Galera Top d+.

Phpinga

Veja mais algumas fotos do evento.

E você, o que achou do evento? Deixe seu comentário.

Abraços!


Atualizações do evento em 12/04/2016

Entrega dos alimentos

Como todos sabem o ingresso para o evento foi 1kg de alimento não perecível que foi entregue hoje (12/04/2016) por Marcio Albuquerque ao GACC, Grupo de Apoio à Criança com Câncer-Bahia. Para quem não conhece o GACC é uma entidade filantrópica fundada em 1988 por um grupo de médicos e pais de criança com câncer com o objetivo de dar suporte a todas as crianças carentes do estado da Bahia e às suas famílias, evitando o abandono do tratamento. Existem diversas formas de colaborar com a instituição. Quer ajudar? Veja como acessando o site da instituição.

Foto da entrega dos alimentos 1

Foto da entrega dos alimentos 2

Foto da entrega dos alimentos 3

Tem uma frase de Robert Fripp que acho muito legal e gostaria de compartilhar com vocês.

“Não esteja disposto a ajudar: esteja disponível”

Então faça sua parte também, afinal, comunidade é mais que código.