A grande maioria dos desenvolvedores veem o PHP como uma porta de entrada para o mundo da programação, pois sua curva de aprendizado é baixa. Também não é muita surpresa que o mercado esteja saturado por profissionais desqualificados e que desenvolvem projetos sem o mínimo de arquitetura e boas práticas. Mas o que fazer para melhorar o mercado? Segundo o Jefersson Nathan me disse uma vez: “O segredo é levar uma vida de estudos.”, fiquei com isso na cabeça pois como diz o velho ditado “Estudar sempre vale a pena. Podem tirar tudo de você, menos o que você aprendeu”. Então vem a pergunta, vale a pena estudar para uma certificação PHP? Eu acredito que vale, mesmo que você não tire, o conhecimento adquirido é inestimável.

Será que a certificação tem valor no mercado de trabalho?

Como eu falei logo na introdução desse post, o mercado de trabalho não cobra uma certificação, mas eu vejo como um diferencial enorme. Imagina um estudante que esteja em busca de seu primeiro emprego? O certificado atesta que ele pelo menos estudou sobre a linguagem. Do outro lado da moeda tem desenvolvedores que já tem anos programando e usam a ementa da certificação para estudar e reciclar seus conhecimento.

Eu estou nesse segundo grupo, estou estudando para retirada das duas certificações em PHP e estou gostando bastante desse novo desafio, pois estou aprendendo muito mais coisas sobre a linguagem do que poderia imaginar.

Quais seriam as melhores certificações PHP?

Atualmente só conheço duas certificações, se vocês conhecerem mais alguma deixem aqui nos comentários quais são. A Zend PHP Certification e a iMasters Certified Professional PHP. Segundo a minha pesquisa, essas duas foram as que mais me chamaram a atenção. Outro ponto importante é que ambas as provas são em inglês, então é bom estar com a língua inglesa em dia.

Zend PHP Certification

Essa certificação oficial da linguagem é promovida pela empresa Zend e atualmente custa US$ 195.00 (R$ 627,90, cotação do dólar na data do dia 07 de Janeiro de 2018). Nesta página tem a sessão “List of Exam Topics” onde tem a lista dos assuntos cobrados.

iMasters Certified Professional PHP

Essa é uma certificação não oficial, promovida pela empresa iMasters e é gratuita. Os assuntos desta certificação são: Design Patterns, SOLID e Padrões PSR. São assuntos com um nível mais avançado e que na minha opinião valem o estudo.

Resumindo, se você está querendo entrar no mercado de trabalho essa é a maneira de se destacar que eu te indico. Caso você seja um veterano e deseje se reciclar, eu fortemente recomendo o estudo. Mesmo que você não tire a certificação, o estudo dos assuntos vão com toda a certeza te tornar melhor.

Então pessoal, vamos estudar? Espero que tenham gostado e qualquer dúvida, crítica ou sugestão basta colocar nos comentário.